Norma de Ergonomia NR 17

Entenda a Norma da Ergonomia

O termo ergonomia vem sendo cada vez mais utilizado no mundo corporativo. Muitas empresas já perceberam que implantar a ergonomia no ambiente de trabalho é uma verdadeira estratégia para aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados.

A palavra ergonomia origina-se dos termos grego “ergon” que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “regras ou normas”. Portanto, é a ciência que busca compreender o ambiente de trabalho, o perfil dos colaboradores e o tipo de atividade exercida para traçar as condições adequadas para execução das tarefas laborais. Dessa forma, o ambiente de trabalho terá as condições adequadas para que o funcionário desempenhe suas funções com saúde e segurança. E assim, consequentemente, haverá uma maior produtividade. Além disso, através da implantação da ergonomia a empresa estará cumprindo a lei, pois existe uma norma específica exigida e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.

Qual é a norma da ergonomia?

A norma regulamentadora número 17, ou apenas  NR-17, é considerada a norma da ergonomia. Depois de um aumento exorbitante no número de casos de doenças ocupacionais no país, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) percebeu a relação dessa alta incidência com a falta de condições adequadas no ambiente de trabalho.  E assim, em conjunto com entidades trabalhistas, criou a NR-17.

Quais são os objetivos?

A norma tem como objetivo principal, assegurar que o trabalhador tenha as condições necessárias e adequadas a execução de suas tarefas. Assim, o ambiente de trabalho se torna seguro, confortável e contribui para a prevenção de doenças ocupacionais como por exemplo a DORT e distúrbios psicológicos (estresse, depressão e ansiedade).

O que diz a norma? Quais são as exigências?

17.1 – Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17.3. Mobiliário dos postos de trabalho:

17.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.

17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;

b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

17.3.2.1. Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, além dos requisitos estabelecidos no subitem 17.3.2, os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado.

Conheça nossa linha de mobiliário certificado

Estacao de Trabalho Imperia Premium Niteroflex

Mesa de Reuniao Semi Oval Imperia Premium Niteroflex

Mesa Presidente Imperia Premium Niteroflex

Balcao para Recepcao em Aco Imperia Premium Niteroflex

Balcao para Recepcao mesclado Aco e Madeira Imperia Premium Niteroflex


Anterior
Próximo

17.3.3. Cadeiras

17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;

b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;

c) borda frontal arredondada;

d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

Conheça abaixo alguns modelos de cadeiras ergonômicas que atendem a NR 17:​​

Cadeira Presidente Sky 1

Cadeira Presidente Sky 2

Cadeira Executiva Sky 1

Cadeira Executiva Sky 2

Cadeira Executiva Sky

Cadeira Job giratoria diretor com bracos

Cadeira Addit Ergonomica Cinza estrela alumínio

Cadeira Addit Ergonomica Giratoria revestimento azu base piramidal - Copia

Cadeira Addit Ergonomica Giratoria revestimento azu base piramidal


Anterior
Próximo

ANEXO I

TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT

2.1. Em relação ao mobiliário do checkout e às suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, no posto de trabalho deve-se:

a) atender às características antropométricas de 90% dos trabalhadores, respeitando os alcances dos membros e da visão, ou seja, compatibilizando as áreas de visão com a manipulação;

b) assegurar a postura para o trabalho na posição sentada e em pé, e as posições confortáveis dos membros superiores e inferiores, nessas duas situações;

c) respeitar os ângulos limites e trajetórias naturais dos movimentos, durante a execução das tarefas, evitando a flexão e a torção do tronco;

d) garantir um espaço adequado para livre movimentação do operador e colocação da cadeira, a fim de permitir a alternância do trabalho na posição em pé com o trabalho na posição sentada;

e) manter uma cadeira de trabalho com assento e encosto para apoio lombar, com estofamento de densidade adequada, ajustáveis à estatura do trabalhador e à natureza da tarefa;

f) colocar apoio para os pés, independente da cadeira;

g) adotar, em cada posto de trabalho, sistema com esteira eletro-mecânica para facilitar a movimentação de mercadorias nos checkouts com comprimento de 2,70 metros ou mais;

h) disponibilizar sistema de comunicação com pessoal de apoio e supervisão;

i) manter mobiliário sem quinas vivas ou rebarbas, devendo os elementos de fixação (pregos, rebites, parafusos) ser mantidos de forma a não causar acidentes.

Conheça abaixo alguns modelos de cadeiras ergonômicas para checkout:​

Cadeira Caixa Executiva Sky com bracos

Cadeira Caixa Executiva Sky

Cadeira Caixa JOB ergonimica com bracos azul

Cadeira Caixa JOB ergonimica com bracos

Cadeira Caixa JOB ergonimica sem bracos em crepe

Cadeira Caixa JOB ergonimica sem bracos em vinil


Anterior
Próximo

ANEXO II

TRABALHO EM TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING

2. MOBILIÁRIO DO POSTO DE TRABALHO:

2.1. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé deve ser proporcionado ao trabalhador mobiliário que atenda aos itens 17.3.2, 17.3.3 e 17.3.4 e alíneas, da Norma Regulamentadora n.º 17 (NR 17) e que permita variações posturais, com ajustes de fácil acionamento, de modo a prover espaço suficiente para seu conforto, atendendo, no mínimo, aos seguintes parâmetros:

a) o monitor de vídeo e o teclado devem estar apoiados em superfícies com mecanismos de regulagem independentes;

b) será aceita superfície regulável única para teclado e monitor quando este for dotado de regulagem independente de, no mínimo, 26 (vinte e seis) centímetros no plano vertical;

c) a bancada sem material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 75 (setenta e cinco) centímetros medidos a partir de sua borda frontal e largura de 90 (noventa) centímetros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 (sessenta e cinco) centímetros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho;

d) a bancada com material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 90 (noventa) centímetros a partir de sua borda frontal e largura de 100 (cem) centímetros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 (sessenta e cinco) centímetros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho, para livre utilização e acesso de documentos;

e) o plano de trabalho deve ter bordas arredondadas;

f) as superfícies de trabalho devem ser reguláveis em altura em um intervalo mínimo de 13 (treze) centímetros, medidos de sua face superior, permitindo o apoio das plantas dos pés no piso;

g) o dispositivo de apontamento na tela (mouse) deve estar apoiado na mesma superfície do teclado, colocado em área de fácil alcance e com espaço suficiente para sua livre utilização;

h) o espaço sob a superfície de trabalho deve ter profundidade livre mínima de 45 (quarenta e cinco) centímetros ao nível dos joelhos e de 70 (setenta) centímetros ao nível dos pés, medidos de sua borda frontal;

i) nos casos em que os pés do operador não alcançarem o piso, mesmo após a regulagem do assento, deverá ser fornecido apoio para os pés que se adapte ao comprimento das pernas do trabalhador, permitindo o apoio das plantas dos pés, com inclinação ajustável e superfície revestida de material antiderrapante; 

Conheça abaixo o modelo de Call Center Ergonômico que atendem a NR 17:​

call-center-ergonomico-lateral-curva

call-center-ergonomico-lateral-curva-2

call-center-ergonomico-lateral-curva-3

call-center-ergonomico-reto


Anterior
Próximo

CADEIRAS PARA CALL CENTER

j) os assentos devem ser dotados de:

1. apoio em 05 (cinco) pés, com rodízios cuja resistência evite deslocamentos involuntários e que não comprometam a estabilidade do assento;

2. superfícies onde ocorre contato corporal estofadas e revestidas de material que permita a perspiração;

3. base estofada com material de densidade entre 40 (quarenta) a 50 (cinqüenta) kg/m3;

4. altura da superfície superior ajustável, em relação ao piso, entre 37 (trinta e sete) e 50 (cinquenta) centímetros, podendo ser adotados até 03 (três) tipos de cadeiras com alturas diferentes, de forma a atender as necessidades de todos os operadores;

5. profundidade útil de 38 (trinta e oito) a 46 (quarenta e seis) centímetros;

6. borda frontal arredondada;

7. características de pouca ou nenhuma conformação na base;]

8. encosto ajustável em altura e em sentido antero-posterior, com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar; largura de, no mínimo, 40 (quarenta) centímetros e, com relação aos encostos, de no mínimo, 30,5 (trinta vírgula cinco) centímetros;

9. apoio de braços regulável em altura de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) centímetros a partir do assento, sendo que seu comprimento não deve interferir no movimento de aproximação da cadeira em relação à mesa, nem com os movimentos inerentes à execução da tarefa.

Conheça abaixo alguns modelos de cadeiras ergonômicas que atendem a NR 17 para Call Center:​​

Cadeira Simple Diretor com bracos preta

Cadeira Soul executiva giratoria preta com bracos

Cadeira Executiva Sky

Cadeira Executiva Sky 2

Cadeira Executiva Sky 1


Anterior
Próximo

Conclusão

Com o investimento em ergonomia dentro das empresas, o colaborador ganha com bem estar corporativo e a empresa em produtividade, lucratividade, diminuição dos índices de doenças ocupacionais, absenteísmo e gastos com afastamentos médicos. A corporação trabalha ainda sua imagem perante a sociedade, clientes e funcionários, demonstrando que cuida e se importa com sua equipe. Isto gera assim, mais satisfação e motivação para as equipes.

 

Fonte: NR 17 – ERGONOMIA / Beecorp 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =